Com o agravamento da pandemia, o distanciamento social mais severo, chamado  lockdown, passa a ser considerado como um medida para evitar um número maior de contaminações pelo novo Coronavírus.

O que é Lockdown?

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total.No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, quando as medidas de isolamento social e de quarentena não são suficientes e os casos aumentam diariamente.

Segue após á publicidade

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.

Qual a diferença entre isolamento social, quarentena e lockdown?

Esses termos se tornaram parte do nosso dia a dia e podem gerar certas dúvidas quanto aos seus significados. Apesar de terem o mesmo objetivo que é manter as pessoas em casa, essas palavras não são sinônimas.

  • Isolamento social: É uma recomendação médica para pessoas que podem ter tido contato com algum paciente infectado ou estão aguardando o resultado de testes (sobre a contaminação pelo novo Coronavírus) ou tenham o diagnóstico confirmado. Nestes casos, é recomendado que se isolem das demais e evitem a propagação da doença. O isolamento pode ser tanto domiciliar quanto hospitalar, dependendo da gravidade de cada caso.

    O isolamento é subdividido em dois tipos:

    Isolamento Vertical: É limitado ao grupo de risco, idosos e pessoas com doenças pré-existentes que possuem maiores chances de apresentarem quadros mais graves da doença.

    Isolamento Horizontal: Nesse tipo de isolamento, não há limitações de grupos e todos devem ficar em casa. Isso restringe a circulação e aglomeração de pessoas e reduz a disseminação do vírus.
  •  
  • Quarentena: Pessoas que tiveram contato com pacientes contaminados pelo vírus ou estiveram em regiões com surtos da doença, devem se manter em quarentena. A duração da quarentena é determinada de acordo com o período de incubação (tempo em que a doença se manifesta), e pode variar de 1 a 14 dias. O objetivo é observar ao longo dos dias, se a pessoa apresenta algum sintoma e assim controlar a propagação do novo Coronavírus.
  •  
  • Lockdown: É uma medida imposta pelo Estado. Caso o isolamento social e a quarentena não sejam suficientes ou respeitados, o Estado intervém para limitar a circulação da população, o que inclui o fechamento de vias (proibindo deslocamentos não essenciais) e locais públicos e privados.

O que muda com o lockdown?

Quando as medidas prévias de isolamento social e quarentena não são suficientes para reduzir os casos da doença, algumas cidades começam a implementar o  lockdown. Dessa forma, buscam achatar a curva de infectados e óbitos, e reduzir o fluxo de pacientes aos hospitais e evitar que o sistema de saúde entre em colapso.

Na prática, o confinamento limita a circulação de pessoas para atividades não essenciais, podendo gerar multas para quem não cumprir a ordem, e toque de recolher em horários pré-estabelecidos.

Segue após á publicidade

Lockdown no Brasil

Com o aumento diário do número de infectados e mortos por COVID-19, alguns Estados como Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Ceará já adotaram a nova medida de prevenção e isso pode se estender para os demais Estados em breve.

Regiões que já adotaram o lockdown no Brasil

O primeiro Estado a adotar o sistema de lockdown foi o Maranhão.

Foram suspensos todos os serviços não essenciais e entrada e saída de veículos particulares na capital São Luís e nos municípios de Paço Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. O descumprimento da regra poderia acarretar multas e o uso de máscaras de proteção, em locais essenciais, é imprescindível.

No Ceará, terceiro Estado com mais casos de Coronavírus no Brasil, a capital Fortaleza também entrou em restrição de circulação no dia 08 de maio. A medida tem o tempo inicial de 20 dias, podendo se estender.

Por ser uma doença nova e de disseminação rápida, mais cidades podem adotar o sistema nos próximos dias fique atento aos canais de informação.

Confira Estados e cidades que já adotaram alguma forma de isolamento:

Lockdown em São Paulo

Até o momento, não foi decretado ordem de lockdown para o Estado de São Paulo, no entanto isso pode mudar  caso o número de infectados pelo novo vírus não diminua.

A prefeitura de São Paulo está testando algumas alternativas para limitar a circulação.

A primeira tentativa ocorreu entre os dias 11 e 17 de maio, com um novo modelo de rodízio, em que carros com placa final par poderiam circular apenas nos dias pares e carros com placa final ímpar apenas nos dias ímpares. De acordo com Bruno Covas, prefeito da capital, o “super-rodízio” não resultou nos efeitos desejados para aumentar os índices de isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, por este motivo foi cancelado e o sistema tradicional de rodízio reativado.

A segunda tentativa de ampliar o isolamento teve início em 20/05, com a antecipação de feriados municipais e estaduais.

Segue após á publicidade

Na cidade de São Paulo, os feriados de Corpus Christi (que seria celebrado no dia 11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) foram antecipados para os dias 20 e 21 de maio, respectivamente. A sexta-feira, 22 de maio, foi considerada ponto facultativo.

E a Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou em sessão virtual extraordinária o projeto de lei proposto pelo Governo para antecipação do feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) em todo estado para a segunda-feira (25/05).

A antecipação dos feriados foi mais uma tentativa de aumentar o isolamento social antes de decretar medidas mais restritivas como o fechamento total, o chamado “lockdown.

Lockdown no Rio de Janeiro

O município de Niterói foi a primeiro a adotar lockdown, em 11 de maio, devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro. Após dez dias, o processo de flexibilização das regras de isolamento social teve início. Segundo a prefeitura, a saída do lockdown segue um plano desenvolvido por técnicos municipais, representantes dos empresários e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No dia 8 deste mês, o governador do Rio de Janeiro encaminhou um ofício ao Ministério Público (MPRJ) em que previa restrições rígidas, como o fechamento de estradas e permissão para que as pessoas saíssem de casa – de máscara – apenas para fazer compras. A Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) votou contrário ao projeto de lei que autorizava o governo do Estado a decretar medidas mais rígidas, conhecidas como lockdown, como estratégia para impedir a disseminação do novo coronavírus no estado.

O governador concedeu aos municípios que cada um estabeleça suas próprias regras de isolamento.

Lockdown no Ceará

Além de manter as restrições que já estavam em vigor no Estado, o uso de máscaras se tornou obrigatório desde o dia 06 de maio. Na capital, Fortaleza, foi decretado o lockdown em 08 de maio. Ruas e avenidas foram bloqueadas para diminuir a circulação da população e apenas um membro da família poderá ir ao mercado ou farmácia fazer compras.

Lockdown em Pernambuco

Com o objetivo de aumentar o isolamento social na Região Metropolitana do Recife, o Governo do Estado decretou quarentena em Recife e nos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, ampliando as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas nesses locais. As medidas são válidas no período de 16 a 31 de maio.

Lockdown no Piauí

O Estado do Piauí, adotou o lockdown parcial em todo o Estado, no período de 15 a  17 de maio. A medida proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas, abertura de supermercados, comércios e suspensão do transporte intermunicipal de ônibus.

Lockdown no Amapá

Segue após á publicidade

O Governo do Amapá anunciou o “lockdown” em todo estado com restrições severas de circulação e funcionamento somente de atividades essenciais. Na capital Macapá também foi anunciado pela prefeitura o rodízio de veículos, de acordo com a terminação da placa. As medidas tiveram início no dia 19 de maio e seguem por 10 dias.

Poderão estar nas ruas apenas os trabalhadores de serviços essenciais ou situações de emergência; estes também estão liberados do rodízio. Serão adotadas barreiras para conter a circulação de pessoas nas ruas sem necessidade.

Lockdown no Pará

lockdown no Pará teve início em 07 de maio e abrangeu a região metropolitana de Belém. A medida, válida até 24 de maio, determinou o fechamento de todos os serviços não essenciais.

Lockdown no Amazonas

Foi o primeiro Estado a registrar colapso no sistema de saúde por conta do Coronavírus. Quatro cidades – Tefé, Silves, Barreirinha e São Gabriel da Cachoeira –  adotaram a medida para bloquear a circulação de pessoas nas cidades. No Estado as regras são para que nenhum comércio não essencial abra até o dia 31 de maio. O descumprimento da ordem acarretará em multas severas.

Lockdown em Roraima

Em Roraima, apenas o município de Bonfim, no norte do estado, decretou  lockdown, no período de 11 a 20 de maio.

Lockdown no Paraná

No Paraná, apenas a cidade de Campina Grande do Sul, localizada na região metropolitana de Curitiba, decretou lockdown até o momento. São 15 dias de bloqueio, contados a partir do dia 13 de maio, em três bairros da área rural do município de pouco mais de 43 mil habitantes.

Lockdown no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul implementou outro modelo de distanciamento social. Nele, o estado foi dividido em 20 regiões que passam a ser classificadas por quatro bandeiras diferentes: amarela, laranja, vermelha e preta. A classificação leva em conta a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada região. Apenas a região de Lajeado tem bandeira vermelha, que proíbe comércio de rua e shoppings.

Lockdown no Mato Grosso do Sul

Na região Centro-Oeste, apenas a cidade de Guia Lopes da Laguna, adotou medidas mais restritivas. Localizada a 234 km da capital Campo Grande, o decreto de lockdown está em vigor desde o dia 7 de maio e vai até o dia 23. O município tem a maior incidência da doença no estado – 900 casos a cada 100 mil habitantes.

Fonte: brasildefato

Que países adotaram o ‘lockdown‘?

Para desacelerar a disseminação da doença, muitos países que foram amplamente afetados pela doença, tiveram que adotar o lockdown:

China: A cidade de Wuhan, epicentro da doença, manteve o bloqueio total por 76 dias. Além disso, no final de janeiro as fronteiras foram fechadas, a fim de paralisar a circulação de pessoas no país.

Com a redução dos casos, e após 11 semanas, o isolamento chegou ao fim. De forma gradual as atividades estão sendo retomadas, porém respeitando algumas medidas (como o uso obrigatório de máscaras de proteção em lugares públicos e privados) e com o monitoramento online que permite de toda a população.

Espanha: Segundo país com mais casos confirmados de Coronavírus, a Espanha decretou lockdown por duas semanas, no dia 28 de março. A multa para quem circulasse nas ruas, sem necessidade comprovada, era de 600 Euros. Com essa medida, o governo espanhol reduziu os casos de maneira significativa.
 

Itália: Em 9 de março o governo da Itália impôs uma quarentena nacional, restringindo o movimento da população. O período de lockdown durou oito semanas. Com essa medida  foi possível reduzir o contágio da doença e diminuir a ocupação de pacientes nos hospitais do país. Mesmo o comércio voltando aos poucos, o protocolo de segurança, que consiste no uso de máscaras e de distanciamento social, deve ser seguido.
 

Alemanha: O país passou três semanas em lockdown, o que possibilitou a Alemanha ter um número maior de pacientes curados do que doentes e mortos. Os números mostram que o pico da doença, pode já ter passado no país. Os pesquisadores recomendaram a reabertura das escolas e funcionamento de lojas e comércios, desde que sejam mantidas as regras de distanciamento social, que consistem em ficar pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas.

Com informações do https://dasa.com.br/

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, BASTA CLICAR NO ÍCONE ABAIXO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui